
Galileu: Depois de "Anos Incríveis", você ainda fez alguns trabalhos na TV como "Justice for Annie" e "Cradle of Conspiracy". Por que resolveu deixar a carreira de atriz e ingressar na faculdade?
Danica Mckellar: Eu nunca questionei ir ou não para a faculdade. Eu sempre adorei a escola, então foi muito natural. A série "Anos Incríveis" acabou quando eu estava no meu último ano do colégio. No primeiro ano da faculdade eu fiz esses filmes mencionados. Depois decidi fazer uma pausa e me dedicar à matemática por alguns anos. E eu adorei.
Galileu: Qual sua área favorita na matemática?
Danica: É uma disciplina do terceiro ano chamada "análise clássica", é uma área da matemática usada para verificar os teoremas de cálculo que estudamos nos primeiros anos. Ela lida com questões infinitamente pequenas. Eu adoro estudar coisas que apenas a mente humana pode compreender. Computadores não podem compreender o conceito de infinidade.
Galileu: Muitas pessoas têm "medo" da matemática e acham que é complicado demais. O que a matemática tem que faz você gostar tanto dela?
Danica: A matemática é pura imaginação e habilidade na solução de problemas. É a única área da ciência que é totalmente pura e cristalina. É um desafio às vezes, mas também é recompensador e divertido! Eu incentivo as pessoas a experimentarem. Uma vez que você supera o receio, aprender a resolver um problema realmente ajuda nas habilidades lógicas do dia-a-dia também.
Galileu: Como era sua rotina enquanto você estava trabalhando no teorema?
Danica: Nós trabalhamos cerca de 12 horas por dia, pelo menos 5 dias por semana por três meses sem intervalo, além dos nove meses de preparação antes de começarmos a resolver o teorema de fato. O trabalho é exaustivo, mas como muitas tarefas desafiadoras é muito recompensador.
Galileu: Quais são as aplicações práticas desse trabalho?
Danica: Eu sei que alguns algoritmos de computador podem ser executados mais facilmente por causa do teorema.
Galileu: Por que você deixou seu trabalho acadêmico?
Danica: Porque por mais que adore matemática, eu sentia falta de atuar. Eu tenho uma paixão por ambos, e talvez um dia eu lecione. Por enquanto, eu estou gostando de atuar e obtendo sucesso nessa área.
Danica com Josh Saviano e Fred Savage, de "Anos Incríveis"
Galileu: Quais são seus projetos mais recentes?
Danica: Eu tenho um filme prestes a ser lançado na televisão americana chamado "Path of Destruction" [vai ao ar no dia 24 de setembro no canal Sci-fi], e comecei a filmar um novo filme chamado "Hack" em agosto. Eu também estou preparando um DVD de ioga e meditação que será lançado em meados de 2006.
Galileu: Você sentiu que seus colegas menosprezavam seu trabalho acadêmico por você ser uma atriz jovem e bonita?
Danica: Sim, eles me menosprezaram a princípio, mas não durou muito.
Galileu: Você acha que as mulheres são discriminadas no meio científico?
Danica: As mulheres são desencorajadas a aspirarem a uma carreira científica, mas o problema não é na faculdade. O problema está no ensino fundamental. Começa em uma faixa etária de 10 a 12 anos, quando as garotas são desestimuladas pelos professores, porque eles não esperam que elas sejam boas em matemática. É aí que mora o verdadeiro problema. Na realidade, no nível universitário existem mais bolsas de estudo disponíveis para mulheres do que para homens.
FONTE: Revista Galileu
Edição 170 - Set/05
Nenhum comentário:
Postar um comentário